Sete maravilhas do Espírito Santo

Todo mundo já ouviu falar das 7 maravilhas do mundo, não é mesmo?! E é nesse clima de belezas e encantamento que a gente resolveu enumerar neste post as 7 maravilhas do Espírito Santo, que também são 7 bons motivos para fazer você visitar ou conhecer mais deste estado lindo. Confira:

Praias:
Obviamente vamos começar por elas, as praias capixabas! Ao total, são 410 km de centenas de praias no estado, que podem agradar a todos os perfis de banhistas. Para quem quer mais agitação, visite Guarapari (o balneário mais famoso do ES), Praia da Costa (em Vila Velha), Guriri (em São Mateus), Ilha do Boi (em Vitória) e Conceição da Barra, por exemplo. Quer praias mais sossegadas? Aprecie o pôr do sol na Praia de Camburi (em Vitória), alguns pontos do litoral de Aracruz (como Praia dos Padres), Anchieta, Linhares, Manguinhos (Serra) ou até a internacionalmente conhecida Itaúnas, por exemplo.

 

 

Gastronomia:
Um dos prazeres da vida é uma boa comida e isso a culinária capixaba tem de sobra! O destaque vai para a tradicionalíssima moqueca capixaba (o resto é peixada, viu?!). Além disso, camarão, caranguejo e frutos do mar em geral fazem parte do cardápio. Saindo do litoral para o interior, você poderá se deliciar com o famoso “socol” (carne embutida e maturada), antepasto, geleias, doces caseiros (como o doces de figo de jaca cristalizado), além de muitas outras delícias do agroturismo.

 

 

Interior do Estado:
E por falar em agroturismo: muitas maravilhas do Espírito Santo podem ser vistas no interior do estado. Somos destaque no agronegócio, por exemplo, com o título de segundo maior produtor de café do país (perdendo apenas para São Paulo), além de outras culturas como cacau, pimenta, abacaxi (de Marataízes), mamão e muito mais. Mas nem só de “agro” vive o interior: existem charmosos roteiros turísticos, como a Rota do Lagarto (em Pedra Azul) e Santa Teresa. No município de Ibiraçu, por exemplo, é possível visitar o segundo maior monumento budista do mundo, no Mosteiro Zen. Em Venda Nova do Imigrante acontece uma das maiores festas italianas do país, a Festa da Polenta. Além disso, rotas da cerveja e do vinho vêm ganhando destaque em cidades do interior.

 

 

Clima das Montanhas:
Você sabia que o Espírito Santo tem um clima que já foi eleito o melhor do mundo?! Isso mesmo! Na já falada Pedra Azul (distrito de Domingos Martins), região conhecida como “Montanhas Capixabas”, os termômetros chegam a marcar em média 8 graus. Mesmo no verão, o calor não traz sensações muito desagradáveis. E o melhor: tudo isso está há menos de duas horas do litoral.

 

Cachoeiras e Parques Ambientais:
Atividade ao ar livre em meio à natureza? No Espírito Santo tem! Ao falar das maravilhas do ES, precisamos destacar também as cachoeiras e parques de preservação ambiental, que oferecem mergulhos e trilhas sensacionais. Por todo o estado é possível visitá-los. Os destaque vão para a Cachoeira da Fumaça (entre os municípios de Alegre e Ibitirama), Matilde (e as demais cachoeiras de Alfredo Chaves), o Parque Estadual de Pedra Azul (em Domingos Martins), o Parque de Forno Grande (em Castelo) além do belíssimo Poço do Egito (no município de Iúna, onde é possível encontrar outras muitas maravilhas da região do Caparaó).

 

 

Convento da Penha:
Um tópico especial para o maior ícone turístico, histórico, religioso e cultural do Espírito Santo: o Convento da Penha! Construído a aproximadamente 500 anos atrás, o lugar é destino de fé à Nossa Senhora da Penha. Além disso, oferece também uma vista sensacional dos municípios da Grande Vitória, da icônica Terceira Ponte, Morro do Moreno, Mestre Álvaro, Fábrica de Chocolates Garoto, dentre outras maravilhas capixabas. Vale a pena cada minuto neste cartão postal do ES.

 

Cultura:
Sim, o Espírito Santo é extremamente rico culturalmente. Algumas peculiaridades da nossa cultura já foram falados acima, mas ainda temos muito mais. A arte das Paneleiras de Goiabeiras e seu rico artesanato (a tradicional panela de barro), a dança do Congo, os museus, a cidade alta no Centro de Vitória, os portos, ferrovias, construções, gírias e comportamentos típicos de um povo que pode bater no peito e dizer: tenho orgulho de ser capixaba!

 

 

Tem mais para ver e visitar no ES? Claro que tem! Mande sua dica pra gente, será um prazer saber mais do nosso estado.

A Betha Espaço é a imobiliária do Espírito Santo, referência em venda e locação de imóveis no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × 5 =